sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sobre a Greve dos 23 dias. Por Celeste Semião


“Leonardo foi a principal liderança da greve de 86. Foram 23 dias dentro da Usina. Leonardo e Ramos lideravam a turma da resistência dentro da fábrica, sem sair pra nada. O Movimento das Mulheres de João Monlevade junto com a turma de grevistas do lado de fora comandávamos uma cozinha que dava conta das refeições para os trabalhadores em greve. Essa situação comoveu toda a região em torno de João Monlevade. Veio um sitiante e trouxe uma caminhonete cheia de laranjas. Outro trouxe batatas, arroz, feijão, mandioca. Os comerciantes de Carneirinhos trouxeram carne, toucinho, óleo, água. Foi uma guerra braba, mas a solidariedade do povo de Monlevade tornou-a inesquecível e bonita.

O padre Renato celebrou muitas missas num altar improvisado na porta do Zebrão. Os grevistas de dentro assistiram pelas grades em volta da Usina. A gente pelejava e rezava. E teve de tudo: ameaças, água cortada, tropa da polícia pra invadir de madrugada (não sei como os sindicalistas ficaram sabendo antes, tomaram providências e a tropa que veio de BH teve que voltar). Pesce cortava legumes com um cortador inox. Terezinha Mariano, cozinheira de mão cheia, era a chef. Creusa e Leo a substituíam quando necessário e estavam sempre presentes. E havia muita gente ajudando, tanto mulheres quanto trabalhadores.

As pessoas que lerem essa memória e se lembrar dos nomes de todos, devem publicá-los para que o Morro do Geo possa contar toda a história. No dia em que a greve acabou e os sindicalistas saíram, receberam um diploma de herói porque foi verdadeiro ato de heroísmo a resistência dentro da usina. Leonardo e Ramos! Dois heróis de verdade”.


Posse do saudoso Antônio Ramos como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, em setembro de 1987. Na foto, ele aparece com o seu antecessor, também saudoso Leonardo Diniz, que deixava o cargo. solenidade de posse

Para registrar e cuja memória faz parte do relato de nosso livro, "A Saga: Memórias de um Jornalista do Interior", que vem sendo elaborado e será lançado no final deste ano.

"Acervo Cerem/Sindmon-Metal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário