A Prefeitura de Rio Piracicaba está realizando importante obra de desassoreamento no rio que nomeia o município. As intervenções objetivam eliminar as recorrentes inundações ocorridas na cidade em ocasiões passadas, em períodos chuvosos.
Vistorias realizadas pela Prefeitura, através da Divisão de Meio Ambiente, constataram a existência de bancos de areia dentro da chamada “calha” do rio, agravando o potencial de alagamentos. As intervenções serão realizadas usando passagens já existentes ao longo da mata ciliar e a remoção dos bancos de areia não trará impactos e alterações ao curso do rio. Os equipamentos usados na remoção são máquina retroescavadeira, caminhões e dragas e todo o trabalho é acompanhado pela Divisão de Meio Ambiente, através de seu responsável, Gleidson Aranda.
O secretário de Governo, Antônio Gomes de Melo, esteve visitando as intervenções do desassoreamento e salientou a importância da ação e os cuidados com as medidas ambientais. “É uma ação que visa a segurança da população que vive próximo às margens do rio. E o importante é que tudo está sendo feito de acordo com as normas e leis ambientais, sem agredir o rio e a natureza em sua volta”, destacou o secretário.
Os pontos onde estão sendo feitos os trabalhos são os bairros Santa Izabel (Fundão), Louis Ensch (Samitri, próximo ao Parque de Exposição e à “Volta do Rio”) e Centro (próximo ao Cemitério Municipal e “Campo do Cajuca”).
Máquinas já operam no desassoreamento do Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário