quinta-feira, 28 de março de 2013

381: Monlevade pode ficar fora do traçado na construção de uma nova estrada

Duplicação 381

A direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que o edital de licitação para a duplicação dos 303 quilômetros da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será publicado hoje mesmo, no Diário Oficial da União (DOU). O processo está sendo retomado mais de um mês depois do cancelamento dos editais anteriores, devido a inúmeros questionamentos das empresas interessadas. O Dnit vai licitar a obra por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade integrada. Nesse caso, a empresa tem autonomia para propor alternativas ao projeto apresentado pela autarquia federal e também executa as intervenções.

Nova rodovia

Especialistas apontam como maior problema os 110 quilômetros entre a Belo Horizonte a João Monlevade, onde é registrado o maior índice de acidentes. Para especialistas, poderia ser resolvido de outra maneira com a construção de um novo trecho de 60 quilômetros entre BH e Bom Jesus do Amparo (entrocamento para Itabira), na Região Central. Para eles, o custo para executar a duplicação se manteria no mesmo nível com a construção de uma nova rodovia, já que falhas no projeto de duplicação oneram as empresas, e as tabelas do governo sobre custo de materiais estão desatualizadas.

Segundo o professor Márcio Aguiar, responsável pelo Departamento de Engenharia de Transportes da Fumec, o trecho mais complicado com relação às desapropriações está mais perto de BH, o que eleva os custos da obra. “A construção de 60 quilômetros em um novo traçado eliminaria esse problema, pois seria necessário desapropriar a terra e não a casa, e a nova estrada poderia ser concedida à iniciativa privada, enquanto a antiga ficaria como opção”, diz Aguiar. Ele salienta que com uma nova estrada seria possível trabalhar sem interromper o tráfego. Outro grave problema dito pelos técnicos é entre Monlevade a São Gonçalo, com muita serra e oneroso para duplicar o trecho.

Com isso, volta aquela antiga novela, de que a duplicação da 381 poderá deixar Monlevade fora do traçado. E assim continuaremos com a nossa velha rodovia.
(Fonte: Jornal “Estado de Minas”

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