O Edital pela enésima
vez adiado. E outros virão e também serão adiados ou cancelados, ao bel prazer
das falcatruas envolvendo o governo federal e as empreiteiras. E assim
continuaremos reféns desta rodovia cujo índice de acidentes com vítimas fatais
transcende à nossa imaginação. Culpa da estrada, dos motoristas imprudentes,
culpa de caminhoneiros irresponsáveis e, em se tratando das vítimas, culpa
maior de nossos governantes, verdadeiros moleques.
Muitos continuam com
aquele discurso de que “o maior culpado pelo número de acidentes são os próprios
motoristas”. E eu concordo em gênero, número e grau. Citando meu próprio
exemplo – apesar de o amigo Joel Linhares, nosso leitor assíduo, não gostar
muito (rs) -, digo que dirijo nesta rodovia, precisamente neste trecho da
BR-381, entre Monlevade a Belo Horizonte e vice-versa – obviamente -, desde
1988, quando tirei minha CNH. E em BH moram meu filho mais novo, meus irmãos,
tios, sobrinhos, cunhados e cunhada, amigos etc. Portanto, há 25 anos trafego
por esta estrada e uma média de quatro vezes ao mês. Houve uma época que
viajava toda a semana. E, graças a mim e a Deus, nunca sofri algum acidente
neste trecho da 381. E agradeço muito ao Pai por esta proteção, a mesma que
sempre dá à minha família, aos meus familiares e alguns amigos. Por isso, tudo
depende de cada um que se encontra atrás do volante. Mas, a questão é a
seguinte: a duplicação evitará quase 100% o choque frontal, ou seja, o que mais
provoca os acidentes com vítimas fatais. Isso porque neste trecho de 110 Kms são
mais de 200 curvas e grande parte delas feitas incorretamente. Na linguagem
técnica, o “rôdo” muitas vezes puxa o veículo para fora da pista. Portanto, a
duplicação é uma exigência de suma importância e a duplicação tinha de ser
prioridade muitos anos atrás.
Pois é, mas voltando
hoje para Monlevade, deparo com obras de asfaltamento num trecho da nossa
rodovia. Precisamente entre o trevo de Caeté até Roças Novas. E deverá se
estender por grande parte da estrada, já que a qualidade do asfalto em alguns
pontos está com a vida útil contada. Aí eu me pergunto: se irão dar início às
obras de duplicação nos próximos meses – afinal esta era a promessa da
presidente Dilma Roussef -, por que asfaltar agora? E, segundo consta, com
dinheiro do Estado através de um financiamento do governo federal. Portanto,
caros usuários da BR-381, vamos aguardar sentados mais alguns anos. E contar
com a nossa prudência e a graça de Deus.
Foto que fiz hoje quando vinha de BH, num trecho da BR-381 que vem recebendo asfaltamento. A qualidade não é boa, pois fiz de dentro do meu veículo, no momento que o trânsito ficou parado
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