sexta-feira, 5 de abril de 2013

A informação é apenas um detalhe...


…De interpretação.

Um fato curioso me chamou a atenção na manhã desta sexta-feira, envolvendo uma notícia que saiu publicada em quatro órgãos de imprensa da cidade, sobre a cassação do mandato do prefeito do município de Dionísio, Frederico Henriques (PSDB) e do seu vice, Emídio Braga Bicalho (PP). Matéria neste sentido foi também publicada ontem em portais de notícias da região. De acordo com a matéria, a decisão da juíza Vânia da Conceição Pinto, de São Domingos do Prata, reconheceu a existência de captação ilícita na campanha eleitoral dos representados, conforme apurou-se na prestação de contas do candidato tucano.

Mas, em se tratando de informação aos olhos do público, na imprensa nem sempre dois mais dois são quatro. No jornal A Notícia, por exemplo, a manchete foi a seguinte: “Prefeito e vice de Dionísio são cassados”. Por sua vez, no Bom dia, a matéria de capa foi: “Prefeito de Dionísio é cassado pela Justiça”. No periódico Última Notícia a chamada foi “Dionísio pode ter nova eleição”. Tudo correto para leitura e interpretação do leitor. Afinal, estava sendo dada uma informação e pronto, ou seja, de que a Justiça havia determinado a cassação dos mandados dos políticos. Por sua vez, no Gazeta Regional, a manchete foi bem mais complacente: “Prefeito Frederico e o vice Emídio, de Dionísio, se mantêm nos cargos”. E, colocando-me como um leitor comum e de forma alguma agindo como ombudsman, o que me chamou a atenção é que esta última manchete somente teria sentido se viesse acompanhada de um “bigode” (um sub-título que se costuma usar nos jornais impressos abaixo dos títulos). Afinal, ao receber o jornal em minha residência pela manhã, com esta chamada de capa, fui surpreendido porque, se ainda nem sabia que o prefeito e o vice de Dionísio haviam sido cassados, muito menos que seriam mantidos nos cargos. Só uma análise e nada pessoal, afinal tenho muita amizade e respeito pelo amigo Cacá “Beleza, Beleza”.

E, aproveitando a oportunidade, parabéns pelo aniversário do jornal “Gazeta Regional”, que completou 14 anos em março passado. E ao diretor Cacá Lima. Só um detalhe e que aproveito para cobrar aqui agora: o amigo se esqueceu de lembrar que, junto ao você, quando fundou o semanário, teve como parceiros e co-fundadores, Maurício Reis, José Carlos Rôlla, a saudosa Selma Taveira e este escrevinhador. Afinal, formamos uma grande equipe na época e fui, por quase dois anos, e com muito orgulho, o editor-chefe do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário