O presidente da Câmara, Guilherme Nasser, reuniu-se na manhã de ontem, com a Comissão de Transporte e Sistema Viário da Casa (presidida pelo vereador Evandro Dias e composta por Telles Guimarães e Fabrício Lopes). O principal objetivo foi discutir o valor da tarifa do transporte público no município e uma possível redução da mesma. Também participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal de Transporte (CMT), Jorge Lial; os diretores da Enscon Viação, Mauro Laura e Eduardo Lara; o secretário de Serviços Urbanos, Sinval Dias; os vereadores Carlos Gomes e Vanderlei Miranda e o procurador jurídico da Casa, Silvan Domingues (foto).
Na oportunidade, foram debatidos alguns pontos sobre o valor da passagem em Monlevade e apontadas medidas iniciais para minimizar o impacto junto à população que utiliza o transporte público.
A partir de agora, o usuário poderá adquirir o Ensconcard e carregá-lo com a quantidade de passagens que achar necessária. Antes, era preciso, na primeira aquisição, carregar o cartão com o mínimo de dez passagens. A proposta foi apresentada pelo vereador Guilherme Nasser e acatada pelos diretores da Enscon. O objetivo da iniciativa é fazer com que a população opte cada vez mais pelo cartão, cuja passagem é R$2,45, ao invés de pagar R$2,90 no dinheiro. O vereador Guiherme Nasser solicitou que um servidor da Câmara seja indicado para compor o CMT. O objetivo é que o Legislativo possa acompanhar mais de perto as discussões do Conselho e a questão do transporte coletivo no município.
“A redução do preço da passagem de ônibus em Monlevade é uma das questões prioritárias da Câmara Municipal, pelo que temos nos empenhado pessoalmente”, enfatizou o presidente da Casa. Guilherme afirmou ainda que novos encontros serão realizados com o prefeito Teófilo Torres, com o CMT, a Enscon e a Comissão de Transporte da Casa para dar continuidade ao assunto e buscar uma solução o mais rápido possível.
Em nome da Comissão de Transporte, o vereador Fabrício Lopes disse que a reunião foi bastante produtiva. Além do objetivo principal – que foi discutir a redução na passagem -, Fabrício salientou que também foi importante abordar a qualidade dos serviços prestados pela Enscon. “Outras reuniões serão realizadas a fim de se dar continuidade ao assunto”, declarou. Por fim, Fabrício lembrou que existe um projeto de lei tramitando no Congresso que reduz a tarifa do transporte público em até 15% com a isenção do PIS, PASEP E Cofins. “Vamos aguardar a aprovação final da proposta para analisar quais atitudes serão tomadas em Monlevade”, concluiu.